sexta-feira, 23 de outubro de 2009

VII Encontro Zonal Norte - CONORTE

UNINDO E UNIFICANDO O MOVIMENTO ESPÍRITA DE GOIÁS


Dias 21 e 22 de novembro de 2009


Local:
Colégio Estadual Alfredo Nasser
(Rua Cristóvão Colombo, S/N - Centro - Uruaçu-GO)


Realização:
Federação Espírita
do Estado de Goiás - FEEGO


Apoio:
Conselho Zonal e
Conselhos Espíritas Regionais


PROGRAMAÇÃO BÁSICA

Sábado
12h - Recepção
14h - Abertura (plenária)
14h30 - Reuniões Setoriais
16h - Intervalo (café)
16h15 - Reuniões Setoriais
18h - Intervalo (jantar)
20h - Palestra Pública

Domingo
7h30 - Café
8h - Reuniões Setoriais
9h45 - Intervalo (café)
10h - Reunião Plenária
12h - Encerramento
12h30 - Almoço

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

II ERJE - Encontro da Juventude Espírita

Vem aí o II ERJE - Encontro da Juventude Espírita!

Será nos dias 21 e 22 de novembro.

Local: Colégio Estadula Alfredo Nasser
(Rua Cristovam Colombo S/N, Centro - Uruaçu - enfrente a praça da antiga Rodoviária).

O tema que iremos discutir é a HOMOSSEXUALIDADE NA VISÃO ESPÍRITA.

Organização e coordenação da Mocidade Espírita de Uruaçu e do MOCIZADE.

Aguardamos você!

Para reflexão: CARIDADE

terça-feira, 20 de outubro de 2009

FEB lança projeto do Centenário de Chico Xavier

A Federação Espírita Brasileira (FEB) apresentou esta semana [19/05/2009] o projeto "Centenário de Chico Xavier", homenagem ao médium brasileiro conhecido mundialmente. O aniversário de 100 anos de Xavier, comemorado em abril de 2010, será celebrado com o lançamento de filmes, eventos regionais e um congresso aberto aos seguidores de todo o país. As homenagens incluem a produção de um documentário com depoimentos e dois filmes baseados em textos psicografados por Chico.


“A mediunidade dele foi natural”, comentou o diretor da FEB, César Perri. “Ele via e conversava com espíritos desde criança. Era uma pessoa muito simples, de coração aberto.” O espiritismo nasceu há 152 anos na França, com Alan Kardec, e hoje está presente em vários países. No censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000, 55.132 moradores do Distrito Federal se declararam espíritas. A FEB calcula que haja cerca de 30 milhões de simpatizantes da religião em todo o país - levando-se em conta os números da venda de livros e pesquisas de opinião. O DF conta com 130 centros ligados à FEB, onde ocorrem palestras e distribuição de passes (transmissão de energia dos médiuns aos visitantes). Os centros, não raro, recebem pessoas de todas as religiões.


Chico Xavier viveu a maior parte da vida em Uberaba-MG e, nas últimas décadas de vida, longas filas se formavam com gente de todas as religiões à espera de uma consulta com o médium. “As pessoas iam em busca de consolo. Muitas iam em total desespero porque perderam alguém”, disse. Xavier, desde os 17 anos, psicografava mensagens de pessoas desencarnadas. Os textos escritos por ele na adolescência não eram compatíveis com a formação simples do rapaz, por isso chamaram a atenção.


Na década de 20, Chico Xavier escreveu uma série de textos em prosa e poema, posteriormente publicados em revistas. O trabalho chamou a atenção de seguidores do espiritismo, que incentivaram o médium a publicar seu primeiro livro: "Parnaso de além-túmulo". Entre a série de psicografias presenciadas por César Perri, presidente da FEB, estava a de um jovem que pedia para a mãe parar de chorar com tanta frequência pela morte dele. “Ele disse que era como se ela estivesse empinando um papagaio: a cada vez que chorava, puxava um pouco a linha”.



sábado, 10 de outubro de 2009

Palestra AME-Goías

A AME-Goiás realizará no dia 16 de outubro, sexta-feira, a palestra “Energias radiantes do passe” com o Dr. Dezir Vêncio, às 20h, no auditório da Federação Espírita do Estado de Goiás – Rua 1.133, nº 40, esquina com Av. Ricardo Paranhos – Setor Marista.

Outras informações:

(62) 3281-0200

Dia da Leitura


Curso de oratória

O Departamento de Comunicação Social Espírita promoverá mais uma turma do curso de formação e aperfeiçoamento de expositores espíritas, nos próximos dias 16 a 18 de outubro, na sede da Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO).

Serão oferecidas 20 vagas para trabalhadores espíritas que queiram divulgar a Doutrina Espírita pela oratória.

Para se inscrever basta solicitar junto à secretaria (pessoalmente ou pelo telefone 62 -3281-0200) ou ainda pelo email comunica@feego.org.br.

O curso é gratuito.


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

V ENTREIS

V ENTREIS - Encontro de Trabalhadores de Evangelização Infantil da SEDEAK - Sociedade de Estudos e Divulgação Espírita Allan Kardec

Tema central: Diversidade da criança como ser transcedental

Participação especial de Rita Foelker - escritora, filósofa, professora e ilustradora de livros infantis.

Data: 14 e 15 de novembro de 2009

Inscrições: até 31/10/2009 R$ 5,00

após 1/11/2009 R$ 10,00

Programação:

Sábado (14/11/2009)

19h às 19:55h - Recepção e alegria cristã

19:55h às 20h - Prece inicial

20h às 21:00 - Palestra: Diversidades da criança como ser transcedental - Rita Foelker - SP

21h às 21:30h - Apresentação artística e prece final

Domingo (15/11/2009)

7h às 7:30h - Alegria cristã e passe

7:30h às 8h - Café da manhã

8h às 10h - Curso (1º momento)

10h às 10:15h - Intervalo

10:15 às 12h - Curso (2º momento)

12h às 14h - Almoço

14h às 16h - Oficinas

16h às 16:30 - Encerramento

* Diversos mini-cursos e oficinas

Mais informações: 3091-7451/3247-3977

3289-8584/9696-8242

8514-1732/8179-7105

Endereço: Rua 21 de Abril Qd. 41 Lt. 02- Parque Anhanguera II - Goiânia - GO

(Próximo a Escola Municipal Jaime Câmera)

Fonte: Site da FEEGO

V Congresso Brasileiro dos Magistrados Espíritas


Jacob Melo de volta a Goiânia

O escritor potiguar Jacob Melo retornará a Goiânia para mais um ciclo de palestras e seminários com temáticas variadas. Jacob é autor de diversos livros, entre eles, O Passe, editado pela FEB.

A promoção é da ASEFEGO - Associação das Entidades Filantrópicas Espíritas do Estado de Goiás.

Faça o download da programação completa.

Fonte: Site da FEEGO

Doação de órgãos

Como o Espiritismo encara os transplantes de órgãos?

O assunto não foi, evidentemente, tratado por Kardec, mas o Dr. Jorge Andréa, no seu livro Psicologia Espírita, págs. 42 e 43, examinando o tema, assevera que não há nenhuma dúvida de que, nas condições atuais da vida em que nos encontramos, os transplantes devem ser utilizados.

“A conquista da ciência é força cósmica positiva que não deve ser relegada a posição secundária por pieguismos religiosos. Por isso, chegará o dia em que poderemos avaliar até que ponto as influências espirituais se encontram nesses mecanismos, a fim de que as intervenções sejam coroadas de êxito e pleno entendimento”.

Perguntaram a Chico Xavier se os Espíritos consideram os transplantes de órgãos prática contrária às leis naturais.

Chico respondeu: “Não. Eles dizem que assim como nós aproveitamos uma peça de roupa que não tem utilidade para determinado amigo, e esse amigo, considerando a nossa penúria material, nos cede essa peça de roupa, é muito natural, aos nos desvencilharmos do corpo físico, venhamos a doar os órgãos prestantes a companheiros necessitados deles, que possam utilizá-los com segurança e proveito”.

Todos podemos doar nossos órgãos ou há casos em que isso não se recomenda?

É claro que todos podemos.

A extração de um órgão não produz reflexos traumatizantes no perispírito do doador.

O que lesa o perispírito, que é nosso corpo espiritual, são as atitudes incorretas perpetradas pelo indivíduo, e não o que é feito a ele ou ao seu corpo por outras pessoas.

Além disso, o doador desencarnado é, muitas vezes, beneficiado pelas preces e pelas vibrações de gratidão e carinho por parte do receptor e de sua família.

A integridade, pois, do perispírito está intimamente relacionada com a vida que levamos e não com o tipo de morte que sofremos ou com a destinação de nossos despojos.

Há casos, no entanto, que a doação ou a extração de órgãos não se recomenda.

No dia 6 de fevereiro de 1996, atendemos um Espírito em sofrimento, que recebera o coração de um jovem morto num acidente, o qual, sem haver compreendido que desencarnara, o atormentava no plano espiritual, reclamando o coração de volta. Curiosamente, o Espírito que recebera o órgão sabia estar desencarnado e lembrava até haver doado as córneas a outra pessoa.

Indagaram a Chico Xavier: “Chico, você acha que o espírita deve doar as suas córneas? Não haveria nesse caso repercussões para o lado do perispírito, uma vez que elas devem ser retiradas momentos após a desencarnação do indivíduo?”.

Respondeu o bondoso médium mineiro (“Folha Espírita”, nov/82, apud “Chico, de Francisco”, pág. 84):

“Sempre que a pessoa cultive desinteresse absoluto em tudo aquilo que ela cede para alguém, sem perguntar ao beneficiado o que fez da dádiva recebida, sem desejar qualquer remuneração, nem mesmo aquela que a pessoa humana habitualmente espera com o nome de compreensão, sem aguardar gratidão alguma, isto é, se a pessoa chegou a um ponto de evolução em que a noção de posse não mais a preocupa, esta criatura está em condições de dar, porque não vai afetar o perispírito em coisa alguma.

No caso contrário, se a pessoa se sente prejudicada por isso ou por aquilo no curso da vida, ou tenha receio de perder utilidades que julga pertencer-lhe, esta criatura traz a mente vinculada ao apego a determinadas vantagens da existência e com certeza, após a morte do corpo, se inclinará para reclamações descabidas, gerando perturbação em seu próprio campo íntimo. Se a pessoa tiver qualquer apego à posse, inclusive dos objetos, das propriedades, dos afetos, ela não deve dar, porque ela se perturbará”.

Anos depois dessa resposta, registrou-se o caso Wladimir, o jovem suicida que foi aliviado em seus sofrimentos post-mortem graças às preces decorrentes da doação de córneas por ele feita, mostrando que, mesmo em mortes traumáticas como essa, a caridade da doação, quando praticada pelo próprio desencarnante, é largamente compensada pelas leis de Deus.

(O caso Wladimir é narrado no livro “Quem tem medo da morte?”, de Richard Simonetti.)




Fonte: Blob Espírita na Net

Globo e Futura lançam "Sagrado", série inédita sobre diversidade religiosa

O xeique Armando Hussein Saleh, o pastor Israel Belo de Azevedo, Antonio Cesar Perri de Carvalho, da Federação Espírita Brasileira e Makota Valdina


A partir de 05 outubro, a diversidade religiosa terá espaço na programação da TV Globo e do Canal Futura com a estreia do programa "Sagrado", uma coprodução das duas emissoras. A série vai discutir um tema atual por semana, mostrando a visão e o entendimento de cada religião a respeito de assuntos muitas vezes polêmicos como violência urbana, liberdade deexpressão, sexualidade, novas famílias, entre outros.


Diferentes religiões, cada uma delas contextualizada por um de seus representantes, estarão presentes na série. Além do catolicismo, que faz do Brasil o país com o maior número de católicos do mundo, e das igrejas protestantes, que tiveram grande crescimento nos últimos anos, o programa "Sagrado" abre espaço também para as religiões afro-brasileiras, o espiritismo e para outras crenças trazidas por imigrantes, como o islamismo,o budismo e o judaísmo.

A série teve a consultoria do antropólogo Emerson Giumbelli. "Sagrado é um convite para o telespectador aprofundar seuinteresse pela diversidade que caracteriza o mundo religioso no Brasil. Proliferam na sociedade preconceitos e desinformações sobre esse mundo. A série procura dar uma contribuição para o estabelecimento de uma relação mais igualitária entre diferentes tradições religiosas, ao propiciar a várias delas visibilidade e expressão públicas", explica Giumbelli.



"Sagrado" será exibida em diversos formatos. Na TV Globo, uma peça de dois minutos de duração irá ao ar diariamente pela manhã, às 6h05. Às sextas-feiras, o programa "Mais Você", de Ana Maria Braga, vai debater o tema da semana, utilizando o material da série. E aos domingos, às 6h50, os programas são reunidos em uma edição especial de 10 minutos. Já o CanalFutura exibirá diariamente a versão integral das peças em dois horários, às 7h15 e às 18h45.