sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Desencarne ou Desencarnação?

Celso Pedro Luft escreveu sobre formação de palavras no seu "Novo Manual de Português". Ele afirma que:

"Para a expansão de seus recursos vocabulares ou lexicais, serve-se a língua de dois recursos gerais: ampliação lexical interna e externa."

Na ampliação interna, temos os processos de derivação, que podem ser por prefixação, sufixação, prefixo-sufixação (parassíntese) e regressiva.

Consultei diversos dicionários, e todos eles apresentam a palavra desencarnação, até com o sentido espírita de "afastamento permanente (pela alma ou espírito) do corpo físico".

Nenhum deles (Houaiss, Aurélio, Nascentes, Laudelino Freire) apresenta a palavra desencarne, mas todos eles apresentam a palavra "encarne" com o sentido de "ato de encarnar".

O que posso concluir, salvo melhor juízo, é que seria preferível utilizar o substantivo desencarnação, que está dicionarizado e é bastante conhecido, mas não seria incorreto utilizar a palavra "desencarne", com o sentido de "ato de desencarnar", que seria possível por derivação prefixal. O que não se deve é confundir desencarne ou desencarnação com descarnar, parassíntese que significa retirar a carne do osso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário