domingo, 15 de fevereiro de 2009

MOCIZADE

O que é o MOCIZADE?
O MOCIZADE, também conhecido como Movimento Espírita Jovem, é o programa de ação do Departamento de Juventude da Federação Espírita do Estado de Goiás-FEEGO, tendo por escopo congregar fraternalmente jovens espíritas para o trabalho espiritista, no intuito de integração, aprendizado, prática e divulgação da Doutrina Espírita.

• Missão
A Missão do Setor de Juventude da FEEGO/MOCIZADE é criar e facilitar um amplo espaço de convivência para o JOVEM no Movimento Espírita, a fim de estimulá-lo a buscar o conhecimento e a vivência dos ensinamentos de Cristo à luz de Kardec”.

• Objetivo Geral
O Objetivo Geral do Departamento de Juventude da FEEGO/MOCIZADE é congregar e integrar todas as Mocidades Espíritas do Estado de Goiás, visando o congraçamento e troca de experiências entre as mesmas, bem como incentivar o estudo, a prática e a divulgação da Doutrina Espírita, como filosofia, religião e ciência, nos moldes da codificação de Allan Kardec.

• Objetivos específicos
- Praticar a caridade, em atenção ao dever social e ao princípio da moral cristã, como exercício pleno da solidariedade e respeito ao próximo.
- Estimular grupos jovens (mocidades ou grupos de amigos espíritas) a estarem apadrinhando trabalhos assistenciais já existentes ou que possam ser implantados, assumindo-os.
- Desenvolver programas/projetos, de âmbito comunitário, com prioridade para as ações que fortaleçam o núcleo familiar e os trabalhos que visem ao bem-estar da criança, do adolescente, do jovem e do idoso.
- Promover pesquisa em todos os campos de interesse da Doutrina Espírita e demais áreas pertinentes às atividades desenvolvidas pela FEEGO e pelos Centros Espíritas da Capital e do interior do Estado de Goiás.
- Divulgar os postulados doutrinários aos jovens através de boletins informativos, recursos tecnológicos, bem como da realização de cursos básicos e de especialização, observando-se as diretrizes da FEEGO.
- Realizar Encontros desportivos, artísticos, culturais e de lazer, visando a integração de todas as Mocidades Espíritas do Estado de Goiás.

• Estrutura Organizacional
O Departamento de Juventude da FEEGO/MOCIZADE compor-se-á do Conselho, da Coordenação Geral, das Coordenações Regionais e das Comissões de Trabalho, órgãos regularmente adidos à Diretoria de Infância e Juventude da FEEGO.

O Conselho é o órgão máximo de deliberação, compõem-se de todos os Membros do Departamento de Juventude da FEEGO/MOCIZADE.

A Coordenação Geral é o órgão supervisor e diretor do Departamento de Juventude da FEEGO/MOCIZADE e é integrada por 6 (seis) Membros eleitos conjuntamente, compondo-se pelos seguintes cargos diretivos:

I – COORDENADOR(A) GERAL;
II – VICE-COORDENADOR(A);
III – SECRETÁRIO(A)-GERAL;
IV – VICE-SECRETÁRIO(A);
V – TESOUREIRO(A) GERAL;
VI – VICE-TESOUREIRO(A).

As Coordenações Regionais do Departamento de Juventude da FEEGO/MOCIZADE possuem por analogia as mesmas atribuições e funcionamento da Coordenação Geral, observando-se sua atuação regional e sua ligação à esta; são elas:

I – MOCIZADE CONCENTRO;
II – MOCIZADE CONNORTE;
III – MOCIZADE CONSUL;
IV – MOCIZADE CONLESTE;
V – MOCIZADE CONOESTE;
VI – MOCIZADE CONNORD;
VII – MOCIZADE CONSUD.

O Departamento de Juventude da FEEGO/MOCIZADE, além da Coordenação Geral e das Coordenações Regionais, contará com a estruturação de Comissões de Trabalho adidas às Coordenações Regionais que serão dirigidas por um Coordenador indicado pelo Coordenador Regional em exercício, e aprovado pelo Coordenador Geral do Setor de Juventude da FEEGO/MOCIZADE, são elas:

I – COORDENAÇÃO DOUTRINÁRIA;
II – COORDENAÇÃO ARTÍSTICA;
III – COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO.

Ressalta-se, por oportuno, que a par de se buscar hierarquizar, toda essa organização estrutural na verdade se dispõe a dar uma diretriz e a estabelecer uma ordem de disciplina para a inolvidável e premente consecução dos trabalhos (do contrário seria o caus), visando, acima de tudo, difundir o consolador prometido alcançando os jovens a fim de que se conscientizem da real necessidade de guardarem, em seus corações, um espaço para a mensagem de Jesus.
.
“Distribua o que lhe sobre à mesa, tanto quanto no guarda-roupa e na bolsa; contudo, siga além, doando a quem sofre os recursos positivos de seu sentimento.”
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário